As mudanças causadas pela crise atual representam um enorme desafio. Empresas são confrontadas com a necessidade de avaliar cenários, acelerar projetos de transformação digital, construir uma jornada de transformação digital consistente e atingir um novo nível de maturidade digital que já estavam em suas agendas estratégica e de investimento.
Em entrevista ao Insper, Edison Kalaf, sócio diretor da Opus Software, aponta que a pandemia criou um cenário imediato de transformações relacionadas à tecnologia. Neste cenário, surgem desde novas formas de relacionamento entre empresa, colaboradores e clientes, com atividades remotas, como a criação de serviços específicos no mercado.
Kalaf ressaltou que este momento trará grandes oportunidades, mas destacou alguns desafios enfrentados no curto prazo. “Organizações precisam aprender a trabalhar e ser eficientes utilizando ferramentas de comunicação e operação eletrônicas, em geral através da internet. Estes ambientes trazem à tona questões como usabilidade, segurança, flexibilidade de sistemas e infraestrutura que precisam ser avaliadas e definidas” disse.
Ele aponta ainda a necessidade de se promover uma base de conhecimento sólida para se tornar competitiva neste cenário. “Investir em conhecimento técnico de ponta nas áreas internas de TI e escolher fornecedores competentes, nestas áreas especificamente e em novas tecnologias em geral, são ações fundamentais para a condução dos processos de transformação digital.”
Para as empresas que estão iniciando seu processo de transformação digital, Kalaf percebe como uma boa estratégia a criações de “gatilhos”, com projetos específicos, como um caminho. “A ideia é investir em um ambiente, ou seja, nas competências e no conhecimento necessário para uma cultura de Transformação Digital permanente, a partir de uma demanda específica”, recomenda.
Confira entrevista completa aqui.