Em junho de 2016, o braço de tecnologia de uma das Gigantes Redes do fast-food nos procurou para desenvolver uma nova versão do terminal de autoatendimento de suas lojas ao redor do mundo.
A Plataforma
O sistema já operava em vários países, e a nova versão precisava conciliar a infraestrutura antiga com tecnologias mais modernas.
Além disso, a plataforma nova precisava ter um gerenciador de conteúdo. Essa funcionalidade permitiria que cada loja customizasse seu terminal de acordo com suas políticas, ofertas, cardápio e outras especificidades, trazendo um alto grau de sofisticação para a solução.
A interface deveria seguir um rígido padrão de design, determinado pela matriz da empresa.
Outro requisito importante do projeto era que a plataforma fosse extensível, garantindo sua evolução contínua para acompanhar a dinâmica de negócios.
Execução
A arquitetura da nova plataforma era modular, baseada em microsserviços, e as principais tecnologias utilizadas foram .NET e Angular.
Durante o projeto, a equipe utilizou práticas modernas de:
- Integração Contínua;
- Testes Unitários (com 90% de cobertura);
- Builds Automatizados;
- Revisão de Código;
- e Automatização de Testes Funcionais.
Devido ao tamanho do projeto, foi necessário organizar o time em várias equipes de desenvolvimento ágil. Para o gerenciamento dessas equipes, foi aplicado o método do Kanban, adaptado as necessidades de controle do cliente.
Essa abordagem de gestão garantiu agilidade e flexibilidade ao trabalho, trazendo excelentes resultados dado um cenário de constantes mudanças de escopo.
Resultados
Mesmo com a alta complexidade envolvida, a plataforma conseguiu ficar disponível respeitando os prazos agressivos do projeto.
A implantação do novo terminal de autoatendimento foi realizada com sucesso ao redor do mundo, em países de 3 continentes.
A nova solução tem agradado tanto clientes finais, melhorando sua experiência de consumo, quanto lojistas, que viram o volume vendas aumentar na plataforma digital.
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