Você provavelmente se deparou com a sigla GDPR ultimamente.
Mas o que é GDPR?
GDPR significa General Data Protection Regulation (Regulamento Geral de Proteção de Dados em tradução livre), um novo conjunto de regras de privacidade que entrará em vigor na União Europeia a partir de 25 de maio de 2018.
Apesar de não ser uma regulamentação no Brasil, ela pode afetar muitas empresas por aqui.
Entenda mais:
Quais são os objetivos do GDPR?
O GDPR tem três principais objetivos:
- Padronizar as regras de proteção de dados da Europa;
- Certificar de que as empresas estejam cientes de suas responsabilidades quanto aos dados pessoais;
- Oferecer aos cidadãos controle sobre como seus dados estão sendo usados.
Este último ressalta a prioridade da legislação sobre a privacidade das pessoas. Com o GDPR, entenda o que os cidadãos terão de benefícios: uma definição mais rigorosa sobre a gestão de consentimento destes dados; mais acesso e controle sobre o armazenamento e processamento deles; e mais transparência em relação ao uso depois da coleta.
Por que essa regulamentação é necessária?
A atual regulação chamada Data Protection Directive está funcionando desde 1995 e, após 23 anos, uma modernização se mostrou necessária. A decisão foi instituída pelo Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia e Comissão Europeia para melhorar a proteção de dados dos indivíduos.
Como o GDPR afeta seu negócio?
O seu negócio será afetado pelo GDPR caso você processe ou colete dados pessoais de cidadãos europeus. Independentemente do local em que a sua empresa está situada, se você utiliza dados de pessoas da Europa, com certeza, sua companhia será impactada.
É importante que até 25 de maio de 2018, todas as empresas já estejam em conformidade com o GDPR. A dica é iniciar um aprofundamento para estar preparado quando a nova legislação entrar em vigor. Neste portal, você encontra tudo o que precisa saber sobre a mudança.