Criado pelo Google Ventures em 2010, o Design Sprint é um framework utilizado para validar e testar as principais premissas de um projeto.
Baseado no Design Thinking e em métodos de User Research, a abordagem utiliza diversas ferramentas para ajudar o time a responder as questões críticas do negócio em um curto período de tempo.
A abordagem pode ajudar projetos que ainda precisam ser amadurecidos, ou startups.
A ideia é que o método seja aplicado antes do início do desenvolvimento, de modo a eliminar incertezas e reduzir os riscos do projeto.
O Processo do Design Sprint
O Design Sprint é dividido em 5 etapas: Understand, Sketch, Decide, Prototype e Validate.
Durante o processo, são alternadas dinâmicas de ideação e brainstorming criativos; e de conversão, na qual são decididas as premissas básicas da solução.
Planejamento
Antes de iniciar as etapas do processo, é importante que o time se prepare e se planeje para o sprint. Dessa forma, a dinâmica irá fluir melhor e trabalho será mais eficiente.
As principais recomendações para o planejamento do Sprint são:
- Escolha um local propício para a dinâmica;
- Faça um resumo dos principais aspectos do Sprint, como objetivos, entregas esperadas, desafios e uma agenda das atividades do processo;
- Pesquise sobre seus usuários;
- Planeje a participação de pessoas externas ao projeto, para trazer uma visão especializada sobre determinados temas;
- Adquira os materiais – canetas, lousas, cartolinas, post-its e todo material que possa facilitar a dinâmica;
Understand
Na primeira etapa do processo, o objetivo é compreender com profundidade os problemas que a solução se propõe a resolver. É necessário entender os usuários e stakeholders do projeto, suas dores, desafios, desejos, necessidades e tarefas, para posteriormente a equipe ser capaz de idear o produto.
As principais ferramentas usadas nessa etapa são Entrevistas com Usuários, Mapa de Jornada do Usuário, Personas e Mapa de Empatia.
Sketch
Nessa fase, as pessoas começam trabalhando individualmente na solução do problema. Em seguida, o time discute as ideias levantadas por cada um, com o objetivo de expandi-las.
Decide
Depois de todos apresentarem suas propostas de solução, o time deve selecionar uma delas para ser testada.
Para isso, são utilizadas ferramentas como Matriz de Decisão e Votações.
Prototype
O principal objetivo dessa etapa é construir os aspectos principais da solução da forma mais simples possível. Com esse protótipo, a equipe é capaz de testar as premissas fundamentais da solução, através de uma resposta real dos potenciais usuários.
Ferramentas como Storyboard e Protótipos de Telas podem ser usadas nessa etapa.
Validate
Por fim, a equipe coloca o protótipo desenvolvido em contato com usuários reais. Com a solução em campo, o time pode observar como público interage com a solução e ouvir seus feedbacks.
Esse processo permitirá a identificação de problemas e oportunidades de melhoria, fornecendo insights valiosos para refinar a solução.
Conclusão do Sprint
Independente da solução testada ter tido sucesso ou falhado, no final da dinâmica o time terá adquirido um aprendizado prático sobre os principais aspectos do projeto, e o mais importante – em pouco tempo.
No caso de falha, a equipe terá refutado uma hipótese de solução com pouco tempo e recurso.
Em caso de sucesso, o contato com os usuários validou premissas, e apontou oportunidades de melhoria. Esse aprendizado validado reduzirá o risco de seguir o desenvolvimento da solução, para futuramente realizar novos testes.