Casos de uso do Chat GPT no mundo organizacional

O Chat GPT é um sistema de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI. Ele é baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer), técnica de machine learning, que se destaca em tarefas de processamento de linguagem natural, como compreensão e geração de textos. O GPT é alimentado por grandes quantidades de texto e utiliza essa informação para aprender padrões e nuances da linguagem humana.

Essa ferramenta se destaca como uma das aplicações de inteligência artificial mais proeminentes atualmente, sendo notável devido às suas diversas aplicações no mercado de trabalho.

Ele tem despertado grande interesse devido às oportunidades que oferece para aprimorar a produtividade, a eficiência e a gestão do tempo. Um estudo recente do MIT mostrou que a produtividade de trabalhadores que atuam em áreas do conhecimento melhorou em até 37% com o Chat GPT. A pesquisa levou em consideração a velocidade, qualidade e envolvimento do chat nas atividades, mostrando que a combinação da IA com a inteligência humana pode trazer bons resultados.

As aplicações do Chat GPT são muito amplas e variadas. Em artigo do The Economist vemos alguns exemplos de aplicação em diversas áreas:

  • A seguradora Zurich está usando uma versão customizada do Chat GPT para simplificar documentos extensos de reivindicação.

  • A Mattel está projetando novos brinquedos usando o Dall-e, ferramenta de inteligência artificial, que cria imagens com base em instruções de texto.

  • A Absci, uma empresa de biotecnologia, está utilizando a IA para auxiliar no desenvolvimento de anticorpos terapêuticos.

Nesse artigo vamos apresentar outros exemplos de uso do Chat GPT, o que as empresas que querem utilizar essa tecnologia no dia a dia precisam saber, além de um panorama do futuro do trabalho, afinal, esse é apenas o começo. Acompanhe!


Casos de uso do Chat GPT em empresas

Conforme mencionado anteriormente, já existem muitas empresas experimentando os usos do Chat GPT com seus times. Outros exemplos de áreas de aplicação são:

Desenvolvimento de software

O Chat GPT pode ser utilizado em várias fases do ciclo de vida do software, como por exemplo:

  • escrever blocos de código com base em descrições e requisitos específicos;
  • criação de documentação técnica detalhada com mais agilidade;
  • identificação de possíveis problemas e aprimoramento da qualidade do código;
  • resolução de bugs, analisando erros e fornecendo soluções potenciais.

Além disso, o Chat GPT também auxilia desenvolvedores a aprender novas linguagens de programação, acelerando a adaptação a tecnologias emergentes e impulsionando a inovação na indústria de software.

Atendimento ao cliente

O Chat GPT pode ser integrado a ferramentas de atendimento ao cliente, como chats online ou chamadas telefônicas, para automatizar respostas para perguntas comuns, agilizando significativamente o processo de atendimento. Além disso, eles podem direcionar as consultas dos clientes para as equipes apropriadas ou fornecer suporte em tempo real.

As vantagens para as empresas são:

  • Redução no tempo de resposta;
  • Aumento na satisfação do cliente e
  • Diminuição nos custos operacionais.

Com o tempo, os chats serão capazes de aprender e melhorar suas respostas com base nas interações anteriores, tornando essa tecnologia ainda mais valiosa para empresas que buscam melhorar seus serviços de atendimento ao cliente.

Criação e curadoria de conteúdo

Com o Chat GPT é possível obter insights e direcionamentos para produzir artigos, posts e conteúdos para as redes sociais, além de fornecer recomendações com base nas preferências do usuário, histórico de busca e padrões de comportamento.

Outra função relevante para as empresas, é a capacidade do chat de analisar dados e tendências, algo que pode ser transformado em conteúdo relevante e personalizado – altamente valorizado no mundo de hoje, com a necessidade de oferecer experiências focadas nas necessidades do cliente.

Serviços jurídicos

Os serviços jurídicos também podem se beneficiar do Chat GPT, já que essa tecnologia pode ser utilizada para:

  • Automatizar a redação de documentos legais, incluindo a elaboração e revisão de contratos;

  • Análise minuciosa de documentos legais, como contratos e acordos, para garantir sua precisão e validade perante a lei;
  • Otimização de pesquisas jurídicas.

Essa tecnologia não apenas economiza tempo, mas também melhora a qualidade e a precisão do trabalho jurídico, oferecendo maior eficiência e eficácia no desempenho das atividades.

Para se ter uma ideia, em um relatório do Goldman Sachs deste ano, o banco previu que a inteligência artificial generativa poderia automatizar 44% das tarefas legais nos Estados Unidos.

>> Leitura recomendada: Como a Inteligência Artificial pode contribuir no futuro dos negócios


Chat GPT no dia a dia do trabalho: pontos de atenção

Com os exemplos citados acima não é difícil de enxergar os prós que o Chat GPT tem para as organizações e as inúmeras atividades que podem ser automatizadas e melhoradas por meio dessa tecnologia. Entretanto, existem preocupações relacionadas à segurança de dados e ao grau e confiança das respostas fornecidas pela plataforma que precisam ser levadas em consideração.

Já é conhecido que o chat pode “alucinar” algumas respostas e por isso, é importante a ação humana para validar as informações e entender quais as limitações atuais da ferramenta, como aponta o artigo da The Economist.

Além disso, outros potenciais riscos que devem ser considerados são:

  • Desinformação: o Chat GPT pode não compreender sutilezas ligadas à características humanas e, consequentemente, gerar conteúdo impreciso ou enganoso e com potenciais informações falsas.

  • Manipulação e uso indevido: a capacidade de geração de textos pode ser explorada para spam, phishing, propaganda ou até mesmo a criação de deepfakes.

  • Falta de compreensão contextual: o chat pode perder sutilezas, nuances culturais ou questões emocionais, ocasionalmente resultando em respostas inadequadas ou insensíveis.

  • Preocupações com a privacidade: mesmo que o Chat GPT não utilize dados pessoais dos usuários, a possibilidade de uso indevido ou manuseio inadequado de dados permanece uma preocupação para as organizações. Inclusive, a Zurich, citada no começo do texto, não permite que informações pessoais de clientes sejam inseridas na ferramenta, por exemplo.

  • Viés: apesar dos esforços para minimizar o viés, o ChatGPT pode inadvertidamente perpetuar preconceitos presentes em seus dados de treinamento, resultando em saídas injustas ou discriminatórias.

>> Leitura recomendada: O papel e os impactos da tecnologia na cultura organizacional


Expectativas para o futuro do trabalho

De acordo com uma pesquisa realizada pela CodeInterview, dois terços dos entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial vai substituir um número significativo de empregos nos próximos cinco anos, em especial nas áreas de marketing, escrita e programação.

Nessa mesma linha, 43% dos CEOs entrevistados pela pesquisa da Vistage, afirmaram acreditar que a IA representa uma oportunidade para seus negócios. Entretanto, 20% deles ainda não sabem como a IA funciona e apenas 3% a veem como um risco para seus negócios, em contraste com os 50% das pessoas que têm preocupações na pesquisa da CodeInterview (citada acima) e esperam efeitos negativos na sociedade.

Em contrapartida, 73% dos especialistas na pesquisa da Word Finder acreditam que a IA aumentará nossa eficiência com:

  • Automação de tarefas (68%);
  • Análise de dados (63%);
  • Precisão (62%).

Com esses dados em mente, vemos que existem muitas expectativas e receios em relação ao futuro do mercado de trabalho. Para Eric Boyd, Head de IA da Microsoft, a maioria das pessoas acaba subestimando ou superestimando as capacidades da inteligência artificial.

Por mais que hoje muitas pesquisas e estudos busquem entender o potencial de automação que a IA pode oferecer, ainda mais com a popularização do Chat GPT, é preciso ter em mente também que isso não significa o fim de carreiras que envolvem essas atividades.

A IA generativa pode produzir bons rascunhos iniciais, mas depende ainda de humanos para fornecer instruções e avaliar resultados, aponta o artigo do The Economist. Não à toa, a Microsoft, tem trabalhado em suas ferramentas com o termo “copiloto”.

Além disso, a tendência é de que o mercado de trabalho precise se reorganizar para repensar papéis e funções. Nesse novo contexto, um funcionário júnior, por exemplo, deveria ser treinado para ser um aprendiz e não apenas um mero trabalhador.

Ou seja, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que determinadas carreiras percam sentido e, claro, que surjam novas oportunidades. Há pouco tempo não considerávamos no desenvolvimento de software, por exemplo, a necessidade de engenheiros de cloud computing e hoje eles são peça fundamental em muitas organizações.

Hiperprodutividade

No último ano, a popularização de ferramentas de IA Generativa, como o Chat GPT, nos mostrou uma fração do potencial da IA aplicada ao mercado de trabalho.

De acordo com pesquisa da Thomson Reuters, o uso de IA no trabalho pode gerar uma economia de 4 horas semanais. Se isso se confirmar, representa um acúmulo de cerca de 200 horas extras por ano. Esse número pode subir para 8 horas semanais em três anos e 12 horas em cinco anos — o equivalente a 400 e 600 horas ano respectivamente.

Mas o que fazer como todo esse tempo “extra”?

Ele pode ser aplicado em trabalho estratégico, inovação e desenvolvimento profissional, o que poderia ajudar as empresas a manter ou aumentar a sua vantagem competitiva diante da concorrência.

Porém, para que isso ocorra é fundamental que as empresas invistam tanto na tecnologia de inteligência artificial e si, quanto no treinamento dos seus times.

Tecnologia

As organizações no geral acabam levando mais tempo do que consumidores regulares para adotar novas tecnologias, justamente por conta da preocupação com a segurança de informações confidenciais e sensíveis.

O Chat GPT já está de olho nessas preocupações, tanto que já foi lançada uma versão enterprise da ferramenta. Entretanto, também é recomendada a criação de regras e boas práticas, além de treinamentos para assegurar que todos saibam como utilizar a plataforma.

Além disso, é possível que algumas empresas precisem adequar sistemas legado (por meio da modernização de aplicações) e bancos de dados para comportar os parâmetros das novas tecnologias.

Para criar uma estratégia eficiente e aplicar a Inteligência Artificial generativa, como o Chat GPT, nos seus projetos ou no seu time, para ter mais produtividade, automatizar tarefas e otimizar a gestão do tempo você pode contar com a gente! Vamos conversar?


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