Como é feita uma avaliação de app?

A avaliação de aplicativos móveis considera desempenho e tempo de resposta mais importantes que usabilidade e segurança.

É interessante observar que, embora muito se fale sobre experiência do usuário (UX) no desenvolvimento de aplicativos móveis, na maioria das vezes a discussão acaba se resumindo a aspectos de estética e da interface de usuário.

Afinal, como os usuários fazem a avaliação de aplicativos móveis? O que eles mais valorizam nesses aplicativos? Será que a interface de usuário é mesmo a coisa mais importante em um aplicativo móvel?

Uma pesquisa realizada pela Forrester para a IBM mostra que os atributos que os usuários mais valorizam em sua avaliação de aplicativos móveis são, pela ordem:

  • Desempenho e tempo de resposta;
  • Recursos e funcionalidade;
  • Confiabilidade;
  • Aparência, usabilidade e navegação;
  • Segurança.

Esses resultados são coerentes com outra pesquisa, que mostra que 59% dos usuários esperam apenas até 2 segundos pela abertura de um aplicativo, indicando que o desempenho e o tempo de resposta do aplicativo são mesmo determinantes do ponto de vista do usuário:

A mesma pesquisa reforça a importância que os usuários creditam ao item confiabilidade: apenas 16% dos usuários tentarão usar um aplicativo defeituoso mais de duas vezes. Esse fator é enfatizado pela constatação de que aproximadamente 25% dos aplicativos instalados pelos usuários são abandonados depois de apenas uma utilização.

Ou seja, um aplicativo móvel tem poucas chances de mostrar seu valor, e se não mostrar rapidamente ao usuário que é digno de confiança, a tendência é de que será sumariamente apagado.

Se na vida das pessoas se diz que “you never have a second chance to make a first good impression” (você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão), para aplicativos móveis pode-se dizer que “they never have a chance to get a second use without a first good experience” (eles nunca têm uma chance de serem usados pela segunda vez sem uma boa primeira experiência).

O fato de desempenho e tempo de resposta aparecerem antes da funcionalidade indica que, mesmo que o aplicativo resolva um problema real para o usuário, se o aplicativo não for rápido, o usuário tenderá a avaliá-lo negativamente. Esses são fatores determinantes na avaliação de aplicativos móveis.

Estudos do Google também mostram a importância do tempo de resposta e seu impacto inclusive nas vendas de duas grandes empresas, Amazon e Walmart:

Portanto, de nada adianta uma interface de usuário bonita e ergonômica se os quesitos básicos de engenharia, como velocidade, desempenho e confiabilidade, não forem adequados.

tecnologia agilidade e inovação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insights de tecnologia para você!

Não compartilharemos seu e-mail com terceiros e também prometemos não enviar spams. Ao informar seu e-mail, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Conteúdos relacionados

Veja nesse artigo como incluir a Inteligência Artificial no seu planejamento estratégico de TI para que ele seja adap...
Veja nesse artigo como reskilling e upskilling são fundamentais na área de TI para nos adaptarmos a era da Inteligênc...
Veja nesse artigo quando usar microsserviços, como se preparar para obter os benefícios dessa arquitetura no seu sist...