É quase unanimidade: 96% dos executivos acreditam que os chatbots vieram mesmo para ficar. O dado é do Chatbot Survey 2017. Dos respondentes, 75% possuem planos de utilizar chatbots em seus negócios.
Chatbots são programas que simulam a interação humana em conversas. Desta forma, ao interagir com um chatbot, os usuários têm a impressão de estarem conversando com outra pessoa.
Essa característica permite que as interfaces com softwares sejam mais “humanas” e intuitivas.
Você conhece a Lú, da Magazine Luiza? Esse é um ótimo exemplo do uso de chatbots em empresas, mais especificamente no ecommerce. Com a Lú, o cliente pode tirar dúvidas sobre o status de entrega, solicitar nota fiscal ou ainda a segunda via de pagamento.
Como as empresas podem utilizar os chatbots?
De modo geral, o uso dos chatbots pode trazer ganhos de escalabilidade, melhorar a experiência do usuário em plataformas e abrir um novo canal de comunicação entre empresa e cliente.
Abaixo, listamos algumas das principais aplicações dessa tecnologia:
1. Atendimento ao cliente:
Este é o uso mais comum de chatbots. Os grandes benefícios são redução de espera e uma maior escala de clientes atendidos.
2. Interface de CRM:
Em um sistema de CRM, o chatbot funciona como interface para os funcionários da empresa acessarem informações dos clientes.
3. Conversão de Leads:
Os chatbots podem ajudar a capturar informações de visitantes de um site, convertendo os em leads.
4. Marketing:
Através da interação de um consumidor e um chatbot, é possível criar ações focadas na divulgação de determinado produto.
5. Educação:
Com a tecnologia, é possível programar interações com alunos de acordo com o conteúdo da aula, melhorando o ensino e aprendizado.
6. Questionários:
Por meio dos diálogos, o chatbot oferece uma interação mais amigável do que pesquisas de satisfação tradicionais.
7. Agendamentos:
Os chatbots podem ser usados para automatizar agendamentos e reservas, por exemplo, de consultas médicas e restaurantes.