Time Opus cria onboarding de equipe personalizado para projeto em fintech de soluções logísticas
Curva de aprendizagem reduzida para 2 semanas
Melhora na produtividade de novos membros
Mais integração e interação com o time
O novo onboarding acelera a entrada de novos membros ao time, de forma que consigam ter uma visão ampla do contexto do negócio e funcionalidades da plataforma, além de se integrar com mais facilidade com o restante da equipe.
Desafio
Faz parte do dia a dia receber novos membros no time, com um projeto já em andamento.
Porém, isso significa que:
- Os novos profissionais vão precisar de tempo para se incorporarem ao time, entenderem o contexto e as características do negócio;
- Os recém-chegados ao time podem se sentir inseguros na hora de sanar dúvidas, sobrecarregando o time nas entregas.
- A falta de comunicação pode gerar conflitos e confusão nos papéis;
Um onboarding, quando feito de forma desestruturada, pode atrasar o entrosamento e prejudicar a performance do time como um todo. Assim, o nosso time identificou a necessidade de melhorar esse processo, para acelerar a entrada dos novos membros.
Soluções
O Onboarding foi estruturado para que em apenas 2 semanas, já fosse possível integrar novos membros ao time e ao projeto, incluindo tanto a parte técnica, quanto a parte social, para membros da Opus e do cliente.
Ele inclui as seguintes atividades:
- Mergulho no contexto do negócio e formação técnica, por meio de cases e exercícios práticos;
- Clara apresentação dos papéis;
- Criação de um ambiente de confiança;
- Processos que estimulem integração e sinergia entre o time.
Resultados
O tempo de entrada de uma nova pessoa no projeto caiu para cerca de 2 semanas.
Todos os aprendizados absorvidos no onboarding trouxeram a segurança necessária para o novo membro e restante do time, possibilitando um grau de autogerenciamento logo nas primeiras semanas. Time e líderes identificaram queda no tempo de interrupção e melhora na velocidade e qualidade das entregas dos novos membros.
Inclusive, o sucesso do processo fez com que ele fosse replicado em outros projetos, por equipes internas do clientes.