Modernização dos meios de pagamento do canal de atendimento de uma das maiores empresas de saneamento do Brasil

Iniciativa melhorou a prestação de serviços aos clientes, que agora podem fazer pagamentos via cartão de crédito e Pix

Ampliação dos meios de pagamento disponíveis

+16 milhões de pessoas beneficiadas

Agilidade na implementação de novas features

O processo de aceleração da transformação digital dos canais de pagamento ocorreu por meio da adoção de microsserviços, que permite a rápida implementação de novas funcionalidades, além de facilitar a manutenção e o suporte a longo prazo e permitiu a implementação dos pagamentos via cartão de crédito e Pix, melhorando a experiência dos clientes.

Desafio

Uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil, responsável pela gestão de serviços de água e esgoto e no desenvolvimento sustentável de soluções ambientais de mais de 100 municípios, por meio de um estudo aprofundado identificou a necessidade de ampliar os meios de pagamento oferecidos aos seus clientes. 

O objetivo era criar uma experiência unificada para todas as regiões atendidas, começando pelo cartão de cartão de crédito, em seguida pelo Pix. 

O sistema comercial dessa companhia foi desenvolvido em uma arquitetura de monolito, o que representava um desafio para: 

  • agilidade na realização de melhorias;
  • suporte;
  • manutenção;
  • implementação de novas funcionalidades. 


Portanto, o desafio era implementar as novas opções de pagamento com agilidade, em meio a uma arquitetura de software complexa. 

Soluções

Diante dessa necessidade do cliente, nós optamos pela utilização da arquitetura de microsserviços, que é mais ágil e permite a rápida implementação de novas funcionalidades, além de facilitar a manutenção e o suporte a longo prazo, contemplando os objetivos da empresa de saneamento.

Ao longo dessa modernização, nós apoiamos as interações com os responsáveis pelos sistemas de cartão de crédito, os desenvolvedores da interface front-end e com o sistema de monolito, que ainda controla a parte de back office de pagamentos da empresa. Tudo isso para garantir que o sistema disponível para o usuário fosse responsivo e seguro. 

Resultados

Levando em consideração os desafios e objetivos de uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil, nós entramos no projeto para sanar uma necessidade urgente: a implementação do cartão de crédito como meio de pagamento.

A união dos microsserviços com os frameworks de desenvolvimento ágil criam um melhor “time-to-market”, que permite a entrega de novas soluções com mais agilidade. O que por sua vez, corresponde às necessidades do mercado e permite a progressão constante. 

Além da implementação feita dentro do prazo, o nosso cliente destacou 3 pontos fundamentais da nossa atuação no desenvolvimento do projeto: 

  1. Entendimento rápido da complexidade problema; 
  2. Proposta de uma solução ágil e fora da caixa; 
  3. Execução impecável, cumprindo todos os prazos estabelecidos.

Vamos conversar sobre as necessidades do seu negócio?

Conteúdos relacionados

Validador de SPED auxilia grandes corporações brasileiras a estar em conformidade fiscal, de acordo com as normas est...
Participar do ecossistema financeiro Open Finance abre portas para novos modelos de negócio, inovações e inclusão soc...
O processo de aceleração da transformação digital dos canais de pagamento ocorreu por meio da adoção de microsserviço...