A capacidade de desenhar e executar soluções inovadoras com sucesso pode ser um grande diferencial para os projetos da sua equipe. E uma das principais formas usadas para atingir isso é usando ferramentas de Design Thinking.
O Design Thinking é uma abordagem utilizada para criar soluções inovadoras para problemas complexos, focando nas necessidades reais de um determinado público.
Através do ciclo Inspiração, Ideação e Implementação, a equipe busca sucessivamente 1) entender sobre o problema e o público, 2) levantar ideias de solução, e 3) testá-las em campo e coletar feedbacks.
Em projetos que envolvem tecnologia, o uso dessa metodologia pode contribuir muito para a criação de experiências agradáveis e intuitivas para os usuários.
Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas dentro das etapas do Design Thinking. Abaixo, listamos algumas das principais técnicas que ajudarão a sua equipe a aplicar essa metodologia e desenhar soluções inovadoras.
1. Entrevistas
Essa é a principal técnica na etapa de Inspiração.
A condução de entrevistas permite que a equipe entenda com profundidade a relação de um determinado público com um problema.
Seu principal objetivo é identificar as principais características do público, como suas dores, desafios e desejos.
A partir das entrevistas são registrados insights, que servirão de insumo para idear uma solução desejável.
Dicas:
- Faça perguntas abertas e simples;
- Crie um clima confortável para o entrevistado e viabilize reações espontâneas;
- Anote o máximo possível. Uma simples manifestação pode gerar insights preciosíssimos.
2. Personas
Essa ferramenta consiste na criação de perfis fictícios, baseados em interesses comuns de um grupo relacionado à sua solução.
São personagens com os quais sua equipe irá interagir, facilitando o exercício de empatia.
Um mesmo problema pode conter várias Personas, fornecendo visões de diferentes perspectivas dentro do mesmo projeto.
Dica:
- Para tornar suas Personas mais humanizadas, dê nomes a elas e crie uma história. Exemplo: “João é corredor, e toda manhã utiliza o celular para checar as notícias do dia.”
3. Mapa de Jornada do Cliente
No decorrer do consumo de um produto ou serviço, o usuário passa por várias etapas. Com essa ferramenta, a equipe poderá visualizar com clareza a sequência de etapas em sua jornada de compra, quais são os pontos de contato, e como suas emoções variam em cada fase.
Dicas:
- Coloque-se no lugar do cliente. As etapas da jornada devem refletir o ponto de vista do cliente em relação ao consumo, e não os processos da sua empresa.
- Após desenhar toda a Jornada, procure por oportunidades de melhorar na experiência do cliente.
4. Cinco Porquês
O objetivo principal dessa técnica é buscar a causa raiz de um problema. Frente a um problema, sua equipe deverá perguntar 5 vezes o seu por quê, de modo a se aproximar ao máximo da sua verdadeira causa.
5. Mapa da Empatia
Uma boa forma de organizar as informações e características de seu público é criando um mapa da empatia. Com essa ferramenta, sua equipe terá um melhor entendimento sobre o que ele pensa, vê e sente.
Como aplicar:
- Defina o público que você quer trabalhar (pode ser uma de suas Personas);
- Divida um quadro, cartolina ou lousa, em seis partes: O que pensa e sente?; O que vê?; O que faz e fala?; O que escuta?; Quais são dores; e Quais são os objetivos?
- Responda a cada uma das perguntas, e use essas informações para guiar o desenho do projeto.
6. Sombra
Sombra, ou Shadowing, se baseia na imersão da equipe na vida do público alvo, com o objetivo de observar sua experiência de consumo e comportamento em cada ponto de contato com a empresa.
A ideia é que isso seja feito da forma menos intrusiva possível, para que as reações sejam espontâneas.
Dica:
- Acompanhe o usuário durante um determinado tempo para identificar como de fato ele se comporta.